Algumas mulheres se incomodam com o escurecimento de determinadas áreas da pele, como é o caso das virilhas. De fato, essa região pode ficar escurecida por causa do excesso de produção de melanina, que pode ser causado por uma série de fatores, como a depilação e o uso de roupas apertadas.
Entretanto, com alguns cuidados, é possível clarear a virilha e até mesmo evitar o escurecimento da área.
Continue lendo para saber mais sobre o assunto, conferir as nossas dicas e conhecer as soluções de TheraSkin® de como clarear a virilha!
- Leia também: Assadura na virilha: entenda como tratar e prevenir
Por que a virilha fica escura?
Algumas pessoas têm a pele da virilha naturalmente mais escura, sem que isso seja consequência de alguma doença ou alteração.
Mas, além disso, o escurecimento da virilha pode ser causado, principalmente, por alguns procedimentos que são reconhecidos pelo corpo como uma agressão. É o caso da depilação, tanto de cera como com lâminas de barbear ou cremes depilatórios.
Esse tipo de agressão à pele pode causar uma reação inflamatória que resulta na produção de melanina na região.
Além disso, o uso constante de roupas apertadas também pode causar inflamações, que acontecem como consequência do atrito do tecido com a pele sensível.
Por fim, o escurecimento da virilha também pode ser causado pela acantose nigricante, uma alteração da pele que causa hiperpigmentação e lesões de cor acinzentada geralmente vista em pacientes diabéticos ou com aumento da resistência à insulina. Outros fatores que podem ser causadores da pigmentação da pele são: exposição prolongada ao sol, alterações hormonais e efeito colateral de alguns medicamentos.
É normal ter a virilha mais escura?
O escurecimento da região da virilha é uma situação bastante comum, que não causa riscos à saúde, mas que pode impactar negativamente a autoestima.
Se você não se incomoda com essas manchas, não precisa se preocupar. Mas, se gostaria de saber como clarear a virilha, há alguns cuidados e tratamentos a serem feitos.
Como clarear virilha?
Existem algumas formas de clarear a virilha:
- peeling químico: procedimento que estimula a renovação celular, deixando a pele com mais brilho, menor espessura e uma textura mais fina;
- laser: a aplicação de laser consegue atingir camadas mais profundas da pele, eliminando manchas e marcas, além de estimular a produção de colágeno;
- esfoliação: remove as camadas de células mortas, permitindo que novas sejam formadas e ocupem o seu lugar;
- cremes clareadores: os dermocosméticos são uma das formas mais comuns de clarear a virilha, e costumam ser as primeiras opções dos médicos dermatologistas para o tratamento de manchas escuras nessa região.
Como funcionam os cremes para clarear a virilha?
Os cremes clareadores para virilha contêm ativos que atuam diretamente nas células produtoras de melanina. Assim, eles conseguem controlar a produção do pigmento e clarear as manchas.
O Sérum Klassis® Specialle é a solução de Theraskin® para clarear regiões sensíveis como a virilha. Por não conter ácido em seu complexo clareador, ele é indicado para todos os tipos de pele, inclusive as mais sensíveis.
Ele possui em sua fórmula quatro clareadores potentes:
- Niacinamida: ativo que inibe a transferência da melanina para as camadas mais externas da pele¹;
- Oligopeptídeo-34: inibe um importante fator de transcrição, conhecido como Fator de Transcrição Associada à Melanogênese (MITF), que é responsável pela síntese de enzimas essenciais ao processo de produção de melanina;
- Undecilenoil Fenilalanina: (SepiwhiteTM MSH) derivado de aminoácido que inibe a atividade dos hormônios estimuladores de alfa-melanócitos (MSH), que tem a função de estimular as células da pele a produzir melanina;
- 4-butilresorcinol: inibe a atividade de uma enzima chamada tirosinase, que faz parte do processo de produção da melanina.
Além disso, Klassis® Specialle também tem SymCalmin® em sua composição, um agente com efeito calmante e ação anti-inflamatória.
O resultado do uso do produto é uma pele mais luminosa, uniforme e com manchas mais claras.
É possível prevenir o escurecimento da virilha?
Junto com o tratamento para clarear a virilha, é importante que você tenha outros cuidados que vão prevenir o surgimento de novas manchas. Para a depilação, o laser é a melhor opção, pois ele causa menos agressão à pele, com menor estímulo à hiperpigmentação da região, além de causar a redução prolongada dos pêlos na região. Após o procedimento, não deixe de usar um hidratante com ação calmante!
Além disso, evite produtos com perfume, corante ou álcool em sua composição, pois eles facilitam as reações e alergias.
Como as roupas justas também podem causar o escurecimento da região por conta do atrito, o mais indicado é utilizar cremes que funcionem como uma barreira protetora quando estiver com esse tipo de roupa. Amilia® Talco Líquido é uma excelente opção – além de atuar como anti-atrito, ele ajuda a aliviar irritações e desconfortos na pele. ¹
Ao usar saias, você pode colocar shorts por baixo, para evitar o atrito das coxas entre si ou com a sua roupa íntima.
Dúvidas frequentes sobre como clarear virilha
Agora que você já sabe como clarear virilha usando cremes clareadores, deixamos aqui as respostas para as principais perguntas sobre o tema e sobre outros métodos.
Soluções caseiras para clarear virilha funcionam?
Navegando pela internet você vai encontrar diversas soluções caseiras para clarear virilhas e outras regiões do corpo, como as axilas. Entretanto, não há comprovação científica de que essas fórmulas funcionam e elas não são recomendadas por especialistas.
Evite optar por essas soluções para não ter outros tipos de problema ou ainda piorar a situação das manchas que você gostaria de clarear! Sempre que notar o aparecimento de manchas em qualquer área do corpo, o ideal é procurar um médico dermatologista para que seja feito o diagnóstico correto e estabelecida a melhor conduta para cada caso.
É possível clarear a virilha rapidamente?
O clareamento com dermocosméticos não é imediato. Normalmente, esses produtos precisam de um tempo para que a sua ação seja percebida.
Um estudo clínico realizado pela Theraskin® apontou que cerca de 70% dos participantes que usaram Klassis® Specialle apresentaram uma melhora de 73% na aparência da pele da virilha após os primeiros 28 dias de uso do produto. E, após 84 dias, foi observada uma melhora de 84% no clareamento de manchas nessa região do corpo.²
É verdade que a depilação e o uso de absorvente deixam a virilha escura?
Sim, é verdade. A depilação feita com cera ou lâminas de barbear é uma agressão à pele e, como já explicamos aqui, pode causar foliculite e pequenos machucados na pele, que podem, assim, estimular a hiperpigmentação da área.
Já o absorvente causa o escurecimento da virilha por causa do atrito com a região. Para evitar que isso aconteça, você pode usar um creme como barreira protetora ou absorventes sem abas – ou ainda optar por outras alternativas como as calcinhas absorventes ou o coletor menstrual.
Virilha escura, ressecada e coçando: o que pode ser?
As manchas escuras e a coceira na virilha podem ser causadas por uma série de fatores. Alguns deles são as depilações e o atrito com roupas e absorventes, como já falamos aqui, mas esses sintomas também podem indicar alterações hormonais ou outras doenças dermatológicas.
O mais indicado é que você procure atendimento médico. Somente esse profissional poderá identificar as causas desses sintomas e indicar o tratamento mais adequado.
Como clarear a virilha durante a gravidez?
Durante a gravidez, é muito comum que a mulher perceba o aparecimento de manchas pelo corpo. Isso acontece, principalmente, por conta de todas as alterações hormonais desse período.
Apesar de ser comum, é preciso tomar cuidado com essas manchas, pois elas podem se tornar permanentes se não forem tratadas de forma adequada.
Como toda substância absorvida pelo corpo durante a gravidez pode afetar a saúde do bebê, o ideal é procurar um médico para conhecer as opções de tratamento mais adequadas para cada situação.
Leia mais:
- Como escolher o melhor hidratante para pele seca?
- O que é retinol, como usar e quais os benefícios?
- Dermatite atópica: pequenos cuidados diários que podem ajudar no controle da doença
Referências
1. Monografia do produto Amilia Talco líquido 2. Avaliação da eficácia clareadora de um sérum utilizado por 30 mulheres com hiperpigmentação da virilha sob supervisão dermatológica. TheraSkin. Data on file.