A brotoeja em bebê se manifesta com o aparecimento de pequenas bolinhas avermelhadas ou da cor da pele, em diferentes partes do corpo. Essa é uma condição comum nos recém-nascidos, causada, principalmente, pela obstrução de glândulas sudoríparas.
As brotoejas nos bebês não são uma ameaça à saúde dos pequenos, mas podem trazer alguns desconfortos e, por isso, devem ser evitadas e tratadas.
Neste artigo você vai saber mais sobre essa dermatite e conhecer os seus sintomas, tratamentos e formas de prevenção com a ajuda da TheraSkin®. Acompanhe!
O que é brotoeja em bebê?
Brotoeja é o nome popular para miliária, uma dermatite inflamatória causada pela obstrução das glândulas sudoríparas. Essa obstrução acaba impedindo a saída de suor do corpo, o que tem como consequência a formação de bolinhas vermelhas ou da cor da pele na região do corpo afetada¹.
As brotoejas podem aparecer em qualquer pessoa, mas são muito comuns em bebês. Elas costumam aparecer no rosto, pescoço, dobrinhas e axilas – regiões que sofrem com mais sudorese¹.
Quais os sintomas da brotoeja em bebê?
Veja a seguir quais são os principais sintomas da brotoeja em bebês¹:
- surgimento de pequenas bolinhas na pele¹;
- manchas vermelhas¹;
- ardor¹;
- coceira¹;
- aparecimento de manchas vermelhas¹;
- em alguns casos, um ligeiro inchaço da região afetada pelas brotoejas¹.
Quanto tempo dura a brotoeja em bebê?
De acordo com a Dra. Paula Colpas, consultora médica da TheraSkin®, as brotoejas não duram muito tempo nas peles de bebês. Cerca de três ou quatro dias após o aparecimento das bolinhas, elas começam a sumir.
Brotoeja em bebê: como tratar?
A brotoeja em bebês não é grave e não traz riscos à saúde. Além disso, o problema costuma desaparecer sozinho quando o calor e a umidade do ambiente diminuem¹.
Ainda assim, as brotoejas em bebês podem causar incômodos e desconforto para os pequenos. Por isso, é fundamental que elas sejam diagnosticadas para que os bebês recebam o tratamento adequado¹.
O principal cuidado é manter a região afetada sempre limpa, fresca e desobstruída, evitando, por exemplo, o uso excessivo de roupas. Também é indicado que o bebê permaneça em ambientes frescos e ventilados¹.
Além desses cuidados, o tratamento também pode incluir o uso de cremes para aliviar os sintomas que podem incomodar os pequenos¹.
Produto para brotoeja em bebê
Amilia® Talco Líquido, da TheraSkin®, é um produto multirreparador formulado especialmente para o alívio dos sintomas de brotoejas em bebês. Ele é hipoalergênico e tem propriedades calmantes, cicatrizantes e antissépticas e, por isso, alivia a coceira, a vermelhidão e as irritações da pele².
Amilia® Talco Líquido é livre de sulfatos, corantes e álcool etílico e pode ser usado diariamente, trazendo emoliência, refrescância, proteção e suavidade para a pele².
Amilia® Talco Líquido tem em sua composição:
- Bisabolol: extraído da camomila, tem comprovada ação calmante, cicatrizante, antisséptica e anti-inflamatória, agindo com eficácia em regiões do corpo que sofrem com vermelhidão e coceira³,⁴.
- Kaolin: uniformiza o tom da pele e tem ação cicatrizante e hidratante, além de absorver a oleosidade sem desidratar a pele. Sua função secativa e adstringente ajuda na cicatrização das peles sensíveis e delicadas².
- Silicone: ação emoliente, adstringente e suavizante⁵.
Quais são as causas da brotoeja em bebê?
As brotoejas, como explicamos, são uma consequência da obstrução de ductos excretores das glândulas sudoríparas. Quando essa obstrução acontece, o corpo não consegue eliminar o suor, que fica retido e inflama a região, causando o aparecimento das bolinhas¹.
O mais comum é que a obstrução dos ductos aconteça por causa do calor em excesso, especialmente em ambientes quentes e úmidos. Entretanto, nos bebês, essa obstrução também pode ser causada pela febre alta e pela utilização de curativos oclusivos¹.
Além disso, pela imaturidade das glândulas sudoríparas, que ainda não estão totalmente formadas, a obstrução dos ductos é ainda mais comum em bebês, afirma a Dra. Paula.
Qual a diferença entre brotoeja e assadura?
Muita gente confunde a brotoeja em bebês com assadura, que também é uma irritação comum nos pequenos. No entanto, os dois problemas são diferentes.
A brotoeja, como você já sabe, é o aparecimento de bolinhas na pele sensível do bebê como consequência da retenção de suor. Já as assaduras são irritações na pele, que fica vermelha e ferida¹.
As assaduras normalmente são causadas pelo atrito com a fralda e pelo contato da pele com o cocô e o xixi⁶.
Porém, apesar dessas diferenças, a assadura em bebês, assim como as brotoejas, não são graves, mas podem causar incômodos como ardor, vermelhidão e inchaço⁶.
Para auxiliar as assaduras, também é indicado usar cremes protetores, como Cetrilan® Creme para Assadura. Ele atua tanto na prevenção como no tratamento das lesões e é fácil de aplicar e de limpar, o que facilita o processo de troca de fraldas dos bebês⁷,⁸,⁹.
Brotoeja em bebê recém-nascido: quais os cuidados?
Para evitar brotoejas em bebês, é preciso tomar alguns cuidados simples na rotina, especialmente quando se vive em regiões de clima quente. O principal deles é a utilização de roupas com tecidos leves e naturais, como o algodão. Roupas quentes, muito apertadas e com tecidos que dificultam a evaporação do suor devem ser evitadas¹.
Em dias de calor, os pequenos devem ser mantidos em locais frescos e ventilados. Além disso, nesses dias também deve ser evitado o banho com água muito quente¹.
É preciso evitar também o uso de cremes e loções muito oleosos – prefira aqueles mais leves e fluidos, como Amilia® Talco Líquido, que, além de tratar os sintomas das brotoejas em bebês, também atua na sua prevenção².
Leia mais:
- O calor e a pele das crianças: quais os cuidados necessários?
- Dermatite atópica: Os pequenos cuidados diários que podem ajudar no controle da doença
- Assadura na virilha: entenda como tratar e prevenir
Referências
1. Sociedade Brasielira de Cirurgia Dermatológica, em https://www.sbd.org.br/doencas/brotoeja/ 2. SAEZ, Dr. Aurélio Villafranca – CRM 24.829. Talco Líquido, uma evolução nos cuidados do seu bebê. Revista Materlife, São Paulo, SP, p.6, dez, 2018. 3. Rotulagem Amilia® Talco Líquido. 4. Wagner H and Wiesenauer M. Fitoterapia. Fitofármacos, Farmacologia e Aplicações Clínicas. Pharmabooks. 2a edição, 2006. Pág 104-105. 5. Curr Pharm Biotechnol. 2014;15(2):173-81. α-(-)-bisabolol reduces pro-inflammatory cytokine production and ameliorates skin inflammation. Maurya AK, Singh M, Dubey V, Srivastava S, Luqman S, Bawankule DU1. 6. Sociedade Brasielira de Cirurgia Dermatológica, em https://www.sbd.org.br/assaduras-cuidado-com-as-dobrinhas/ 7. Micromedex® Healthcare series [intranet database]. Version 5.1. Greenwood Village, colo: Thomas Healthcare. Cetrimide. 8. Preethi KC, Kuttan R. Wound Healing activity of flower extract of Calendula Officinalis. J Basic clin physiol pharmacol. 2009; 20(1): 73-79 9. Santos H. Emoliência e emolientes. Cosmetics and toiletries (Brasil). 2010; 22:62-74