Manter o uso de hidratantes com propriedades anti-inflamatórias pode ser a chave para o equilíbrio
A dermatite atópica é uma doença crônica e recorrente que acomete a pele, principalmente em pacientes pediátricos. Caracteriza-se por pele seca, escamosa e com vermelhidão, que acentua a coceira intensa, que irrita o bebê, compromete o sono e a qualidade de vida. A origem desta doença inclui fatores genéticos e imunológicos e alterações marcantes na função de barreira da pele.
Os fatores agravantes da dermatite atópica incluem agentes como o sol, banhos quentes, o uso de sabonetes não adequados para esse tipo de pele sensível, o resfriado comum e outras substâncias alergênicas como tecidos de roupas que, isoladamente ou em combinação, podem causar coceira , vermelhidão e descamação, esta pele dolorida torna-se ainda mais sensível.
Para o pediatra Tadeu Fernandes, presidente da divisão científica de pediatria ambulatorial da Associação Brasileira de Pediatria (SBP), essas crises podem exacerbar os sintomas da dermatite. “A pele seca coça mais e esse ato irrita ainda mais a pele, criando assim um círculo vicioso que agrava o quadro da doença”.
Um artigo de 2019 publicado nos “Anais Brasileiros de Dermatologia”, destaca a importância de preservar e restaurar a barreira cutânea danificada por meio do uso de hidratantes que minimizam a penetração de substâncias que causam inflamação. O artigo também observa que o uso de hidratantes em crianças propensas à dermatite atópica a partir dos três meses de idade pode ajudar a prevenir a doença.
“Mas não use qualquer hidratante. O produto deve conter ingredientes ativos que penetram nas camadas profundas, atuam como restauradores da barreira cutânea e mantêm o pH fisiológico da pele”, diz Fernandes, que complementa: e pele sensível. Os cremes hidratantes com propriedades anti-inflamatórias são a melhor forma de restaurar a barreira cutânea e assim restabelecer o equilíbrio da doença”, conclui o médico.
A linha Klavie® Clinical, da TheraSkin®, conta com Creme Hidratante, Loção Hidratante e Sabonete Líquido, que promovem uma hidratação profunda no corpo, rosto ou áreas localizadas, como mãos, pés, joelhos e cotovelos. Atuam como restaurador da barreira cutânea com ação prolongada.
Os produtos são livres de fragrância, corantes e conservantes e sua eficácia foi comprovada com estudos clínicos. Os itens são testados por dermatologistas e avaliados por pediatras, o que permite o uso em adultos, bebês e crianças
- Leia também: Como escolher o melhor hidratante para pele seca?
Sobre a TheraSkin®
Farmacêutica brasileira, especialista em cuidados com a pele e a primeira do país a utilizar a inteligência artificial para suporte da equipe de pesquisa no desenvolvimento de produtos. São mais de 80 anos de atuação, com profissionais comprometidos em entregar qualidade, inovação e fórmulas eficazes e seguras para todos os tipos de pele, valorizando a saúde e o bem-estar de cada indivíduo. Possui fábrica em São Bernardo do Campo, com laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento próprio.
Mais informações em: http://theraskin.com.br.