Blog TheraSkin

A pele dos bebês e crianças merece atenção e cuidados especiais, ainda mais por ser uma pele sensível. Diferente da pele adulta, a dos pequenos é mais fina e com menor produção de sebo, tornando-a mais propensa a irritação, ressecamento e alergias.  

A rotina de cuidados com a pele  pode gerar dúvidas nos pais: a criança pode ter uma rotina de skincare? Quais cuidados ter e evitar? Continue lendo para conhecer as respostas dessas e outras perguntas comuns sobre skincare infantil. 

Qual a importância do cuidado com a pele infantil? 

Fina, sensível, delicada e com menor capacidade de reter água. Assim é a pele das crianças. Por isso, são necessários cuidados especiais para protegê-la contra agentes externos, como sol, vento frio, poluição, além de manter a hidratação natural e prevenir alergias, infecções e doenças. 

A partir de quantos anos pode-se fazer skincare? 

O cuidado com a pele se inicia no nascimento, com o uso de sabonetes e hidratantes adequados para a pele do bebê.  

Após os 6 meses de idade, pode ser utilizado protetor solar, quando a criança é exposta ao sol, sendo que até os 9 anos, em geral, esses cuidados são mais do que suficientes.  

Após essa idade, mais frequente após os 11-12 anos, a pele do rosto apresenta mudanças devido à puberdade, com aumento de oleosidade e aparecimento de acne. Nesse momento, o médico dermatologista deve ser consultado, para avaliar qual o melhor tratamento para o adolescente.  

Nesse momento, na rotina de skincare para adolescentes, modifica-se o tipo de higienizador, utilizando normalmente um que controla a oleosidade, o hidratante também para esse tipo de pele, bem como o protetor solar. Medicamentos ou dermocosméticos a serem utilizados devem ser indicados pelo médico dermatologista. 

Cuidados a ter e o que evitar no skincare infantil 

Para ajudar você nesse desafio da rotina de skincare infantil, listamos o que fazer e o que evitar.

Use produtos específicos para a pele infantil 

Como o pH da pele da criança é diferente do pH da pele do adulto, recomenda-se o uso de produtos específicos para essa faixa etária, minimizando, assim, os riscos do surgimento de alergias. 

Hidrate a pele da criança 

A hidratação é fundamental para uma pele saudável e para a manutenção da barreira cutânea. Sempre hidrate a pele da criança, no mínimo após o banho.  

Utilize produtos indicados para a pele infantil e cuidado com os hidratantes perfumados, que, de modo geral, não hidratam, apenas perfumam. 

Não esqueça a proteção solar 

O sol é o principal causador do envelhecimento da nossa pele, além de também contribuir para o risco de câncer de pele. Por essas razões, o uso do protetor solar, de forma adequada, em todas as áreas expostas ao sol deve ser estimulado na criança desde pequena.  

Também se atente ao uso de produtos adequados para a faixa etária da criança. 

Evite o uso de lenços umedecidos 

Lenços umedecidos podem causar irritações e alergias na pele, principalmente na área da fralda, que já é mais fina e sensível. 

Sempre que possível, opte pelo uso de algodão e água morna e não se esqueça de utilizar um creme de barreira protetor, minimizando, assim, o risco da criança apresentar assaduras

Cuidados a ter e o que evitar no skincare infantil

Quais são os problemas de pele mais comuns nas crianças? 

Delicada e sensível, a pele das crianças pode apresentar diversos problemas que causam incômodos e exigem atenção dos pais. 

Dermatite atópica 

A dermatite atópica é um dos tipos mais comuns de eczema, principalmente na infância, embora alguns casos possam ter início na adolescência e adultos. É uma doença genética crônica cujas principais características são a coceira e a pele seca.  

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a dermatite atópica acomete principalmente as grandes dobras do corpo como porção anterior dos cotovelos, região atrás dos joelhos e pescoço. Nas crianças menores a face é uma região frequentemente acometida pela dermatite atópica infantil.¹ 

Assaduras 

Assaduras são irritações na pele que podem acontecer em áreas úmidas e friccionadas, como as dobrinhas dos bebês.  

Nos bebês, as assaduras frequentemente ocorrem devido ao contato prolongado com a umidade das fraldas, calor e fricção.  

Vermelhidão, inchaço e dor, seguidos de lesão de pele, causam enorme desconforto em crianças que sofrem com as assaduras.  

Para melhorar assaduras nos bebês, Cetrilan® Creme para Assadura é a solução ideal da TheraSkin®. Sua função é evitar essas irritações e sua aplicação é simples, assim como sua remoção, tornando a troca de fraldas um processo mais fácil.  

A consistência delicada também garante que o produto renda bem e se espalhe de maneira eficiente. 

Brotoejas 

Brotoeja é o nome popular para miliária, uma dermatite inflamatória causada pela obstrução das glândulas sudoríparas. Essa obstrução acaba impedindo a saída de suor do corpo, o que tem como consequência a formação de bolinhas vermelhas ou da cor da pele na região do corpo afetada.² 

A brotoeja em bebês se manifesta com o aparecimento de pequenas bolinhas avermelhadas ou da cor da pele, em diferentes partes do corpo. Essa é uma condição comum nos recém-nascidos, causada, principalmente, pela obstrução de glândulas sudoríparas. 

As brotoejas nos bebês não são uma ameaça à saúde dos pequenos, mas podem trazer alguns desconfortos e, por isso, devem ser evitadas e tratadas. 

Outras condições de pele 

Embora muitos problemas de pele em crianças possam ser tratados em casa com medidas simples de cuidado, esteja atento a alguns sinais que indicam a necessidade de buscar ajuda médica profissional.  

Se a irritação for intensa, persistente e não apresentar melhora com os cuidados caseiros, procure um médico dermatologista. 

Quais são os problemas de pele mais comuns nas crianças?

Como uma rotina de skincare beneficia peles atópicas? 

O cuidado com a pele sempre beneficia qualquer tipo de pele. Nos atópicos, o cuidado com o banho, sempre morno e o uso de sabonetes, idealmente syndets, minimizam o ressecamento e a quebra da barreira da pele. 

Sempre hidrate a pele de preferência com hidratantes que apresentam ativos que recuperam a barreira da pele, restaurando-a, que tenham ativos anti-inflamatórios e anticoceira (anti-pruriginoso) e nutram a pele de forma adequada. Mais uma vez, fuja de hidratantes perfumados. 

Como montar um kit de skincare infantil? 

Da limpeza à proteção solar, saiba como cuidar da pele dos bebês e crianças para garantir sua saúde e hidratação. 

Limpeza suave 

Utilize sabonetes, de preferência líquido e syndet, adequados para a idade.  

Formulado com mais de 97% de ingredientes vegetais e naturais, o Sabonete Líquido Infantil Cetrilan® possui ação antimicrobiana e tecnologia Syndet, que limpa sem agredir a pele. Além disso, ajuda a manter a hidratação natural da pele. 

Por isso é tão seguro para a higiene diária da pele de recém-nascidos, bebês e crianças, podendo ser usado desde o primeiro dia de vida. 

A ação combinada da calêndula com a camomila ajuda a fortalecer a barreira protetora da pele, deixando-a mais saudável e protegida contra microorganismos e assaduras. 

Além disso, o produto tem pH neutro, não irrita os olhos, é livre de corantes, conservantes, parabenos e sulfato, possui fragrância hipoalergênica, além de acalmar e confortar a pele do bebê, promovendo relaxamento e bem-estar.

Cetrilan® Sabonete Líquido para Bebês 250ml I TheraSkin®

Confira a suavidade do sabonete líquido Cetrilan®!

Hidratação essencial 

Estudos científicos comprovam que hidratar a pele dos recém-nascidos predispostos durante alguns meses é medida preventiva para o desenvolvimento de dermatite atópica.³ 

Utilize produtos indicados para a idade e não perfumados. 

Proteção solar 

Antes dos seis meses de idade, os bebês não devem ser expostos diretamente ao sol. A partir dos seis meses, todas as crianças devem usar filtro solar diariamente⁴. Utilize produtos indicados para crianças. 

Cuidados especiais 

Outros cuidados especiais podem ser adotados para proteger a pele das crianças.  

Pomadas para assadura devem ser utilizadas a cada troca de fraldas. O Creme Para Assaduras Cetrilan® atua na prevenção de assaduras do bebê, que são provocadas, na maioria das vezes, pelo uso ininterrupto de fraldas. Cetrilan® deve ser utilizado diariamente, durante a troca do bebê, garantindo o bem-estar dos pequenos e impedindo que as assaduras apareçam. 

Cetrilan® Creme para Assadura 120 gr I TheraSkin®

Experimente o creme para assaduras Cetrilan®!

Talcos devem ser utilizados com cuidado para evitar o ressecamento da pele. Caso haja a indicação do dermatologista, uma excelente opção é o talco líquido. O Talco Líquido Amilia®, da TheraSkin®, é um aliado na rotina de cuidados com os bebês. Os componentes Bisabolol e Kaolin presentes na fórmula têm ação calmante, cicatrizante e antisséptica. 

Amilia® Talco Líquido I TheraSkin®

Cuide de seu pequeno com o talco líquido Amilia®! 

Se houver alguma quebra da barreira da pele, ou um ressecamento mais intenso, podem ser utilizados cremes multirreparadores. O Creme Reparador Amilia® Repair tem ação prebiótica, oferecendo múltiplos benefícios à pele, como: Ajuda a equilibrar a microbiota da pele Reforça a integridade da barreira cutânea Aumenta a imunidade cutânea. Creme Reparador Amilia® Repair I TheraSkin®

Sinta o poder regenerador de Amilia® Repair!

Conclusão 

Cuidar da pele dos bebês e crianças é um ato de amor que garante a saúde e a beleza natural da pele dos pequenos. Por meio de uma rotina de skincare adequada e com produtos específicos, é possível prevenir problemas de pele, fortalecer a barreira cutânea e promover o bem-estar dos nossos filhos. 

Gostou dessas dicas? Deixe um comentário com suas dúvidas e compartilhe este texto com outras pessoas que podem se beneficiar dessas informações! 


Referências 

  1. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Disponível  em https://www.sbd.org.br/doencas/dermatite-atopica/.  
  2. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Disponível  em https://www.sbd.org.br/doencas/brotoeja/   
  3. Simpson EL, Chalmers JR, Hanifin JM, Thomas SK, Cork MJ, Irwin McLean WH, et al. Emollient enhancement of the skin barrier from birth offers effective atopic dermatitis prevention. J Allergy Clin Immunol. 2014;134(4):818-23. 
  4. Guia de Fotoproteção Solar da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Disponível em https://issuu.com/sbd.br/docs/sbd-guiafotoprotecao  

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *