O escurecimento da região da virilha é uma condição comum que não causa riscos à saúde, mas pode afetar a autoestima. Mas afinal, o que causa esse escurecimento da pele sensível dessa região?
No artigo a seguir, saiba quais as principais causas da virilha escura, conheça alguns cuidados a serem tomados, entenda como esse problema pode ser tratado e quando é a hora de procurar um dermatologista. Confira!
Quais são as principais causas da virilha escura?
Algumas pessoas têm a pele da virilha naturalmente mais escura, sem que isso seja consequência de alguma doença ou alteração.
No entanto, alguns fatores podem causar o escurecimento da virilha, desde o uso de lâminas para depilação, o atrito entre as pernas ou até mesmo o uso de roupas apertadas. Entenda mais a seguir:
Uso de lâminas para depilação
Causa pequenos danos na pele, podendo torná-la mais sensível e fragilizada, levando a inflamações locais que, posteriormente, acabam escurecendo a região.
Atrito constante entre as pernas
A fricção e traumas constantes levam a um aumento da pigmentação no local e podem provocar até mesmo assadura na virilha.
Uso de roupas apertadas
Devido ao aumento do atrito, o uso de roupas apertadas leva a traumas que aumentam a pigmentação no local.
Alterações hormonais
Diabetes, uso de anticoncepcionais e a própria gravidez podem aumentar a pigmentação na região da virilha.
Dependendo da causa, há a necessidade de auxílio médico para tratar a doença de base causadora do escurecimento da pele.
3 Dicas simples para prevenir o escurecimento da virilha
Se o escurecimento da virilha é uma condição incômoda, a boa notícia é que, com alguns cuidados, é possível clarear e até mesmo evitar o escurecimento da área.
1. Hidratação adequada
Manter a barreira cutânea íntegra é importante para minimizar as irritações e inflamações no local. O uso de cremes hidratantes, sobretudo os hidratantes para pele seca, com ativos que possuam ação além de nutridora, calmante e até clareadora é bem recomendado para essa região.
A niacinamida, por exemplo, é uma forma da vitamina B3 tendo como benefícios efeitos anti-inflamatórios, clareadores, antimicrobianos e de protetor da função de barreira da pele.¹ Produtos com niacinamida auxiliam no controle da produção de melanina e ajudam a reduzir manchas causadas por hiperpigmentação.
A niacinamida está presente na formulação de Amilia® Repair, creme multirreparador que auxilia na restauração da barreira cutânea e hidrata profundamente, criando um filme protetor que contribui para maior viço e maciez, melhorando a aparência geral da pele.
Sinta na pele o efeito de Amilia® Repair!
2. Esfoliação suave
Cuidado com a esfoliação, pois pode causar alteração da barreira cutânea e sensibilizar ainda mais a pele. Faça a esfoliação apenas com a indicação do dermatologista.
3. Proteção solar
Por se tratar de uma área fotoprotegida, o uso do protetor solar no dia a dia não é indicado. Porém, se houver exposição ao sol, na praia ou piscina, o protetor solar é indispensável.
Como clarear virilha escura?
A pele da virilha é mais sensível e propensa a alterações de pigmentação do que em outras áreas do corpo e, como você já sabe, vários fatores podem contribuir para o escurecimento, como atrito, depilação, alterações hormonais e outros. Mas saiba como clarear virilha com alguns tratamentos e cuidados com a sua pele:
Laser
Pode ser realizado tanto como forma de clarear a pele como na depilação. Quando é realizada a depilação com laser, com o tempo diminuímos o processo inflamatório que tanto lâminas como as ceras causam na pele.
Peelings químicos
Quando feito por dermatologistas e com o produto correto, tem-se uma boa resposta clareadora.
Cremes clareadores
Os cremes clareadores para virilha contêm ativos que atuam diretamente no controle da produção da melanina. É importante não utilizar substâncias irritantes, que podem piorar esse quadro.
Entre os séruns clareadores da TheraSkin®, você encontra Klassis® Specialle, clareador específico para pele sensível e virilha, que reduz manchas de peles com hiperpigmentação decorrente de excessiva exposição solar, uso de hormônios e medicações, alterações genéticas e fatores como stress.
Por ser um sérum multifuncional, Klassis® Specialle também ajuda a uniformizar e iluminar a pele. É indicado para peles sensíveis, pois não contém ácidos na composição, podendo ser usado para clareamento de virilha e de axila. O produto também contém niacinamida, SymCalmin®, Oligopeptídeo-34, entre outros ativos estrela.
Comprove a ação de Klassis® Specialle!
Quando devo procurar um profissional?
Procure um médico dermatologista sempre que você suspeitar de alguma doença associada, como diabetes ou alterações de tireoide.
Quando se tem coceira associada, pode tratar-se de uma micose. Alterações de textura, ardor ou fissuras também necessitam de uma avaliação médica para que se tenha o diagnóstico correto e estabeleça-se o tratamento adequado.
Conclusão
Como vimos, a virilha escura é uma condição comum que pode ser tratada e prevenida. Entender as causas, como atrito, depilação e alterações hormonais, é o primeiro passo para cuidar da sua pele.
A rotina de cuidados diários é fundamental. Optar por roupas confortáveis, hidratar a pele regularmente e realizar esfoliação suave são medidas simples, mas eficazes. E lembre-se de optar por métodos de depilação que minimizem o trauma na pele.
Quando os cuidados em casa não são suficientes, o dermatologista é o profissional indicado para avaliar o caso e indicar o tratamento mais adequado. Ele é seu melhor aliado para receitar cremes clareadores, realizar procedimentos como peelings químicos ou laser, ou investigar outras possíveis causas para o escurecimento.
Por fim, adote hábitos saudáveis e procure orientação médica sempre que necessário.
Referência
- Monografia AMILIA® REPAIR.