Quando chega o inverno, as temperaturas baixas e o ar seco castigam nossa pele. Sensação de repuxamento e descamação na pele, além de rachaduras nos lábios, são alguns dos incômodos que surgem nessa época do ano.
Saiba como manter a saúde e a beleza da sua pele mesmo durante os dias mais frios neste guia completo da TheraSkin®. Vamos lá?
Por que a pele precisa de mais cuidados no frio?
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), no inverno a pele sofre com a baixa umidade do ar, temperaturas frias que diminuem a transpiração e banhos quentes que removem a oleosidade natural, diminuindo o manto lipídico que retém a umidade da pele.
Tudo isso faz com que a pele fique mais seca, áspera, com rachaduras e até coceira.¹
O temido ressecamento da pele, tanto no rosto quanto no corpo, por causa do frio e da baixa umidade do ar, pode deixar a pele sem viço, com aspecto esbranquiçado e até mesmo com rachaduras, sinal da desnaturação das proteínas que garantem a sua saúde.
Mas com alguns cuidados com a pele do rosto e uma rotina de skincare consistente, você pode manter a sua pele macia, hidratada e protegida durante toda a estação.
Também é importante fazer hidratações corporais mais profundas, além de investir em uma alimentação saudável, rica em vitaminas e antioxidantes, o que pode trazer benefícios em longo prazo.¹
4 dicas de como cuidar da pele no inverno
Conheça alguns cuidados para manter a sua pele saudável e protegida durante a estação mais fria do ano.
1. Cuidado com a água quente
No inverno, tomar um banho quente é confortável para aquecer o corpo além de ser relaxante. Mas banhos quentes e muito demorados provocam uma remoção da oleosidade natural que protege a pele, contribuindo para o ressecamento.
Deve-se optar por banhos mornos e não muito demorados, seguido da aplicação de hidratantes imediatamente após o banho.
Evite também se ensaboar demais e usar buchas, que também contribuem para alterar a composição do manto hidrolipídico (hidratante natural produzido pelo organismo) protetor da pele.¹
2. Hidratação, hidratação e mais hidratação
Diariamente, e em qualquer estação do ano, é preciso usar cremes hidratantes adequados a cada tipo de pele e específicos para o rosto e o corpo. A hidratação adequada garante diversos benefícios para a pele, como a manutenção do viço e da beleza.
A hidratação também fortalece a camada de proteção da pele e evita problemas como descamação, ressecamento, envelhecimento precoce, irritações e infecções.²
Uma boa dica é usar o hidratante logo após sair do box, ainda no banheiro, com aquele vaporzinho pós-banho, que ajuda na penetração do creme.
Peles oleosas e acneicas também precisam de hidratação. Nesses casos, evite hidratante comum no rosto e use um produto oil free, à base de água, nas áreas de maior oleosidade (rosto e tórax).¹, ²
3. Proteção solar em dia
Sempre que for aproveitar o sol, proteja-se! A exposição à radiação ultravioleta (UV), presente na luz solar, tem efeito cumulativo e gradual. Os raios solares penetram na pele, desencadeando uma série de alterações, como manchas, sardas, rugas e até mesmo tumores benignos (não cancerosos) ou malignos, como o carcinoma basocelular, o carcinoma espinocelular e o melanoma.²
A maioria dos cânceres da pele está relacionada à exposição ao sol, por isso, ao sair ao ar livre, procure ficar na sombra, principalmente no horário entre as 10 e 16 horas, quando a radiação UVB é mais intensa.
Use sempre protetor solar com fator de proteção solar (FPS) 30 ou maior. Cubra as áreas expostas com roupas apropriadas, como uma camisa de manga comprida, calças e um chapéu de abas largas. Óculos escuros também complementam as estratégias de proteção.²
4. Beber água, mesmo sem sede
Para uma pele saudável e protegida, a hidratação precisa ser completa. Isso significa cuidar tanto do lado de fora quanto de dentro do corpo.
Do lado de fora, você já viu que cremes hidratantes específicos para o seu tipo de pele são essenciais. Mas a hidratação também vem de dentro. Portanto, beba pelo menos dois litros de água por dia para manter seu corpo e sua pele hidratados e saudáveis.²
Rotina complementar de cuidados com a pele no inverno
Agora que você já conhece as dicas básicas para cuidar da pele no inverno, para manter a saúde e a beleza da sua pele durante essa estação, você pode incorporar uma rotina de cuidados complementares. Confira!
Sabonetes suaves
Sobretudo para pessoas de pele sensível, pode ser interessante apostar em sabonetes menos agressivos durante o inverno, como os sabonetes Syndet.
Nesse sentido, três opções interessantes da TheraSkin® são o Sabonete Líquido Klaviê® Clinical, o Gel de Limpeza Cleany® Controle e o Gel de Limpeza Cleany® Concentrado, da linha Cleany®.
O Sabonete Líquido Klaviê® Clinical é hipoalergênico, formulado especialmente para peles secas e sensíveis, e rico em agentes hidratantes que preservam a barreira cutânea e limpa sem agredir.
O Gel de Limpeza Cleany® Controle, é um sabonete líquido para pele mista e oleosa desenvolvido especialmente para a pele brasileira, que promove limpeza super suave com controle de oleosidade, sem gerar sensibilizar a pele ou gerar sensação de repuxamento.
Já para a limpeza facial da pele oleosa e da pele acneica, Cleany® Concentrado é um gel com tecnologia Syndet que limpa profundamente sem agredir, remove a oleosidade sem ressecar e proporciona uma agradável sensação de frescor, deixando a pele revigorada e revitalizada.
Confira os sabonetes Syndet da TheraSkin®!
Cremes hidratantes mais densos
Hidratantes devem ser adequados de acordo com o tipo de pele. Caso a pele esteja mais ressecada, pode-se trocar o hidratante mais leve por um mais denso.
Cuidado com as peles oleosas, que necessitam da hidratação adequada a esse tipo de pele.
Não se esqueça da hidratação de lábios e olhos
Tanto a área dos olhos como os lábios podem ficar mais ressecados nessa época do ano.
O ressecamento ao redor dos olhos faz com que tenhamos a sensação de estar mais envelhecido, devido à maior evidência das rugas. Importante utilizar produtos adequados para essa região, para não causar irritação ocular.
Já os lábios, podem ressecar mais do que a pele normalmente, devido à não existência de glândulas sebáceas nessa região, associado ao impulso de passar a língua nos lábios, o que acaba piorando o ressecamento. É importante utilizar hidratantes labiais adequados.
Tratamentos clareadores e anti-idade
As baixas temperaturas e a menor exposição solar que ocorrem no inverno, geralmente são associadas a tratamentos um pouco mais agressivos na pele, do que ocorre no verão. Como há menos exposição solar, há menor chance de manchar a pele com os tratamentos mais fortes, com ácidos retinoicos, peelings e laser.
Apesar de se ter uma menor exposição solar no inverno, o uso de protetor solar continua indispensável em todas as épocas do ano e independente do tratamento que está sendo realizado.
Klassis® R é um creme clareador que hidrata e aumenta a elasticidade da pele, sendo ideal para pele madura ou com fotoenvelhecimento e adequado para todos os tipos de pele. Possui uma combinação de 8 ingredientes ativos que clareiam e uniformizam a pele, favorecem a renovação celular sem causar irritação, e promovem hidratação reforçada, diminuindo imperfeições e melhorando a aparência geral da pele.
A TheraSkin®, especializada nos cuidados com a pele, dispõe de Klassis® R é um creme clareador que hidrata e aumenta a elasticidade da pele, sendo ideal para pele madura ou com fotoenvelhecimento e adequado para todos os tipos de pele. Possui uma combinação de niacinamida e mais sete ingredientes ativos que clareiam e uniformizam a pele, favorecem a renovação celular sem causar irritação, e promovem hidratação reforçada, diminuindo imperfeições e melhorando a aparência geral da pele.
Já na linha Euryale®, Euryale® C é um excelente aliado para manter a rotina de cuidados com a pele oleosa no inverno. Ele é um produto antirugas que possui toque aveludado e ajuda no controle da oleosidade. Este sérum anti-idade ainda conta com 10% de vitamina C pura estabilizada, ácido hialurônico, vitamina E e topicaroteno.
Veja cremes clareadores e antirugas da TheraSkin®!
Como evitar a piora de doenças de pele no inverno?
Algumas doenças podem aparecer ou piorar por causa do ressecamento da pele. Entre elas, a dermatite seborreica, a dermatite atópica, a psoríase e a ictiose.¹
A dermatite seborreica é uma descamação da pele causada pela desregulação sebácea, e ocorre principalmente nas regiões que contenham pelos, como face e couro cabeludo. As manifestações mais frequentes são caracterizadas por intensa produção de oleosidade, descamação e prurido (coceira).¹
Na dermatite atópica, o principal sintoma é a coceira, que pode começar antes mesmo das lesões cutâneas se manifestarem e pode atingir face, tronco e membros. Na infância, as lesões são avermelhadas e escamam. Nos adolescentes e adultos, as lesões surgem geralmente nas dobras da pele, como joelhos, pescoço e dobras dos braços.¹
A psoríase é crônica e não contagiosa. Atinge homens e mulheres, principalmente entre 20 e 40 anos. Fenômenos emocionais são frequentemente relacionados com o seu surgimento, mas a real causa da psoríase ainda é desconhecida.¹
A ictiose vulgar aparece geralmente no primeiro ano de vida. Pode apresentar apenas ressecamento da pele e descamação fina ou intensa de aspecto geométrico. As áreas mais atingidas são os membros, a face e o couro cabeludo.¹
As pessoas que têm estas condições de pele devem redobrar os cuidados anti-ressecamento. Lembre-se: mais hidratação, menos banhos quentes ajudam a manter o manto lipídico íntegro e diminuir a incidência dos sintomas.
A TheraSkin® dispõe de soluções hidratantes para pele seca e extra seca como, por exemplo, os da linha Klaviê® Clinical.
Klaviê Clinical® Creme Hidratante para Pele Seca e Extra Seca promove hidratação profunda no corpo, rosto ou áreas localizadas, como mãos, pés, joelhos e cotovelos, por um período de até 24 horas.
O produto atua na restauração da barreira cutânea, mantendo o pH fisiológico da pele3-6, além de contar com os ingredientes ativos SymRepair® e SymCalmin®, que têm propriedades antipruriginosas (reduz a coceira), anti-inflamatórias e anti-histamínicas.
Confira os hidratantes mais potentes para pele seca!
Quando devo procurar um dermatologista?
Sempre! Ele é o profissional que irá identificar qual o estado atual da sua pele e quais os melhores tratamentos, tanto em casa como no consultório, para atingir os resultados esperados e com uma pele bonita e saudável.
Conclusão
Lembre-se: os cuidados com a pele no inverno são essenciais para manter a saúde, a beleza e o bem-estar da sua maior barreira de proteção. Busque orientação de um dermatologista para avaliações personalizadas, invista em uma rotina de skincare adequada nos dias frios e compartilhe essas dicas com quem você ama.
Comprometa-se a cuidar da sua pele! E deixe um comentário abaixo contando suas experiências e dúvidas sobre cuidados com a pele no inverno!
Referências
- https://www.sbd.org.br/cuidados/cuidados-com-a-pele-no-inverno/#:~:text=Dicas%20para%20manter%20a%20pele,organismo)%20que%20protege%20a%20pele.
- https://www.sbd.org.br/cuidados/cuidados-diarios-com-a-pele/
- Monografia linha Klaviê Clinical. data on file
- Material de rotulagem Klaviê® Clinical Sabonete
- Material de rotulagem Klaviê® Clinical loção hidratante
- Material de rotulagem Klaviê® Clinical sabonete líquido